sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cartas para Julieta - Gary Winick

*****  Sophie (Amanda Seyfried) sonha em ser escritora, e com por causa da inauguração do restaurante de seu noivo, Victor(Gael García Bernal) a lua de mel para na Itália teve que ser adiantada. Quando chegam lá, tudo que os dois fazem juntos é visitar fornecedores para o restaurante de Victor, com isso Sophie resolve deixá - lo apreciar suas comidas e vai conhecer a cidade de Verona.  Nisso acaba conhecendo as secretárias da Julieta ( Sim, da Julieta da famosa história de Romeu e Julieta) que respondem á cartas deixadas por mulheres que estão de alguma forma precisando de "conselhos" para suas vidas amorosas. Acaba encontrando uma carta que foi escrita em 1951 e que não foi respondida, ela foi enviada por uma senhora chamada Claire que viveu um romance em sua juventude. Sophie, resolve responde - lá e assim começa uma aventura a procura do amado de Claire,  mesmo sem o Victor que está ocupado, elas não estão sozinhas; Charlie, o neto de Claire acompanha também essa busca.  E nisso a história se desenrola de maneira divertida. Assistam vale muito a pena.
  Eu sou APAIXONADA por esse filme, eu tenho o DVD, já assisti uma 15 vezes,com direito a cenas cortadas, cenas estendidas, dublagem e making of. Eu gosto do elenco, da direção, da história, da trilha sonora (a trilha sonora é ÓTIMA), do cenário, dos personagens e de tudo mais que o filme possui. 


Personagem favorito: Sem pensar duas vezes é a Claire,  a sua coragem é admirável, seus sonhos, sua esperança. Mostra que pra ser feliz não tem idade e que o amor não tem prazo de validade.  Ao contrário do que tenho visto, namoros que duram 2 meses e já se tem um novo "amor da minha vida", um EXEMPLO. 


Citação predileta: É CLARO que vai ser a carta que a Sophie mandou para a Claire. Aí vai ela: "E" e "Se" são duas palavras tão inofensivas quanto qualquer palavra, mas coloque-as juntas lado a lado, e elas tem o poder de assombra-lá pelo resto da sua vida. "E se".. E se? E se? 

Não sei como sua história acabou. Mas sei o que você sentia na época era amor verdadeiro então nunca é tarde demais. Se era verdadeiro então, porque não o seria agora? Voce só precisa ter coragem para seguir seu coração. Não sei como é sentir amor como o de Julieta, um amor pelo qual abandonar entes queridos, um amor pelo qual cruzar oceanos. Mas gosto de pensar que, se um dia sentisse, eu teria coragem de agarra-lo. E Claire se voce não o fez, espero que um dia faça.

Com todo meu amor. 

Julieta

Um comentário: